Um novo capítulo para a participação dos jovens e a revitalização da democracia
A Conferência Europeia da Juventude "Os jovens na vida local e regional: Democracia em ação!" teve início esta manhã, no Centro de Juventude de Braga, reunindo 150 líderes juvenis e representantes das autoridades locais e regionais de toda a Europa.
Este evento é dedicado à revisão da Carta Europeia da Participação dos Jovens na Vida Local e Regional, uma norma única do Conselho da Europa que reforça o papel dos jovens na renovação da democracia a nível local e regional. Com a revisão da Carta, os participantes pretendem garantir que as perspetivas dos jovens estejam no centro da tomada de decisões nas cidades, municípios e regiões, respondendo às necessidades das gerações mais jovens e revitalizando a democracia.
Em antecipação ao evento, Matjaž Gruden, diretor para a Democracia no Conselho da Europa, afirmou: "É a nível local que a maioria das pessoas vive a democracia. Em muitos locais, a confiança e o empenho na democracia estão a diminuir, incluindo e especialmente entre os jovens. Se quisermos inverter esta tendência - e temos de o fazer, se nos preocupamos com o futuro da democracia - o nível local é o lugar por onde começar".
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, deu as boas-vindas aos participantes, “Braga é a cidade mais antiga de Portugal, mas também uma das mais jovens, com 40% da população abaixo dos 30 anos. É, por isso, um enorme gosto e honra acolher esta Conferência Europeia da Juventude e receber tantos jovens comprometidos com o futuro da democracia. O selo de qualidade atribuído ao Centro de Juventude de Braga pelo Conselho da Europa reconhece o esforço contínuo em proporcionar espaços de excelência para a participação juvenil.
Reforça ainda que “não há melhor maneira de iniciar a revisão da Carta Europeia da Participação dos Jovens na Vida Local e Regional do que aqui, numa cidade que acredita e investe no envolvimento dos jovens na construção do futuro”.
Luis Guedes, em representação do Conselho Municipal da Juventude de Braga, juntou-se ao edil no palco, recordando a audiência deste modelo inspirador de consulta e envolvimento dos jovens no município.
Véronique Bertholle, porta-voz do Congresso para a Juventude, sublinhou a importância da igualdade de oportunidades na participação dos jovens: "Só se garantirmos a igualdade de acesso à informação, à educação e às oportunidades dos jovens de hoje é que eles se tornarão os adultos realizados e os cidadãos empenhados de amanhã. As democracias saudáveis e inovadoras - democracias em ação - precisam disto".
Nina Grmuša, presidente do Conselho Conjunto para a Juventude, encorajou os participantes a apropriarem-se da Carta revista: “Temos de fazer da Carta, a norma sobre a participação dos jovens - uma norma do Conselho da Europa que tem de ser levada aos níveis local e regional em todos os Estados-Membros. Cabe-nos a nós, aos jovens e às nossas autoridades municipais, dar vida à Carta, na medida em que aspiramos a viver a democracia em ação nas nossas aldeias, vilas e cidades. A Carta permitir-nos-á praticar uma política e uma tomada de decisões que incluam os jovens e as suas perspectivas”.
Nos próximos dias, os participantes da Conferência Europeia da Juventude em Braga irão debater e contribuir para a revisão da Carta Europeia de Participação Juvenil, por meio de sessões de trabalho e apresentações conduzidas por especialistas do Conselho da Europa. O programa inclui atividades práticas, como visitas guiadas para explorar iniciativas juvenis locais, uma performance artística sobre direitos humanos e momentos de networking, como o jantar no Bom Jesus e uma festa de encerramento no Setra Bar.
Ministra da Juventude e da Modernização de Portugal, Margarida Balseiro Lopes, dirigir-se-á aos participantes da conferência numa sessão dedicada à participação e à solidariedade. A Ministra inaugurará a exposição fotográfica "Entre a Luz e a Escuridão", com fotografias de Konstantin e Vlad Liberovih e Yurka Dyachyshyn, com início marcado para quinta-feira, 6 de fevereiro, pelas 20h00, no Forum Braga.
O vice-ministro da Juventude e do Desporto da Ucrânia, Andriy Chesnokov, e representantes de Lviv também participarão na sessão da conferência dedicada à solidariedade com a Ucrânia e com o processo de LVIV - Capital Europeia da Juventude 2025.
A Conferência da Juventude de Braga é o maior encontro de jovens e autoridades locais em 2025, ancorando as perspetivas da juventude no trabalho do Conselho da Europa sobre democracia local e regional. O evento é co-organizada pelo Departamento de Juventude do Conselho da Europa e pelo Centro de Juventude de Braga, e em parceria com o Congresso dos Poderes Locais e Regionais, o Município de Braga, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Fórum Europeu da Juventude.
Ao acolher este evento, o Centro de Juventude de Braga - detentor do Selo de Qualidade do Conselho da Europa para Centros de Juventude desde abril de 2024 - demonstra o impacto do investimento em espaços de excelência para a participação, formação e animação juvenil.
CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA
SUBSCREBE A NOSSA NEWSLETTER
Contactos
R. de Santa Margarida nº6
4710-306 Braga
(+351) 253 148 682
[chamada para rede fixa nacional]
(+351) 966 754 534
[chamada para rede móvel nacional]