Loading…

O Centro

Eventos

Festival Política 2025

7 de maio | quarta-feira | 21h30 | Espetáculo | Auditório CJB 

“AS VIVAS”, de Júlio Cerdeira

Classificação etária: M+ 16

Mara Milosnica é a protagonista de um conto de Ivo Andric, escritor bósnio galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1961. E Mara é também uma personagem-chave da peça As Vivas, de Aïcha Euzet, levada a palco por Júlio Cerdeira.

A sua história desafortunada ecoa os horrores sofridos nos anos 1990 pelas mulheres muçulmanas que foram encarceradas por soldados das forças armadas sérvias em “casas de violação”. Adila, a protagonista, espelha a vida de Mara: é submetida às mais horríveis torturas e o tempo dilata-se, enquanto imagina que o rio Milijacka enche, transborda e inunda Sarajevo.

19:00 Conversa com Aïcha Euzet, Júlio Cerdeira e Kitty Furtado, moderada por Francesca Rayner.

Este espetáculo integra o projeto Sexual Theatre — Feminist Readings of Classics, sendo cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia/ 

Texto: Aïcha Euzet/ Tradução: Melisa Begović/ Direção, cenografia e coreografia: Júlio Cerdeira/ Figurinos: Ena Begičević-Čeliković/ Música: Igor Kasapović/ Interpretação: Adna Kaknjo, Tamara Miličević-Stilić e Mirza Bajramović/ Produção: Miroljub Mijatović/ Produção executiva: Denis Krdžalić/ Assistência à produção: Dunja Pašajlić e Haris Mujčić/ Júlio Cerdeira é um artista apoiado pelo Fundo Roberto Cimetta, em parceria com a DG Artes e a Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito da Bolsa de Mobilidade Gil Mendo

Espetáculo em bósnio com legendas em inglês e português.

Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/1354800236979?aff=oddtdtcreator


**************************************************************


8 de maio | quinta-feira | 19h00 | Filme | Auditório CJB 

“INTERCEPTED”, de Oksana Karpovych, 95’ (Canadá, França e Ucrânia)

Classificação etária: Maiores de 12

Os serviços de inteligência ucranianos interceptaram milhares de telefonemas feitos por soldados russos do campo de batalha, na Ucrânia, para familiares e amigos na Rússia. Justapostas com imagens da destruição causada pela invasão e da rotina dos ucranianos que resistem e reconstroem o país, as vozes dos militares revelam as dimensões do poder desumanizante da guerra e da natureza imperialista do ataque russo. 

Documentário nomeado para os Cinema for Peace Awards, Berlinale Documentary Award e LUX Prémio do Público de 2025. Filme exibido em parceria com o Gabinete do Parlamento Europeu em Lisboa.

Filme legendado em português.

Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/1353335225089?aff=oddtdtcreator


**************************************************************


9 de maio | sexta-feira | 21h30 | Espetáculo | Auditório CJB 

"LINDA VOZ", de Minja Novaković

Classificação etária: Maiores de 16

Diderot, conhecido como “génio vanguardista de novas verdades”, escreveu uma obra de relevância pública e universal: A Religiosa (1792). A luta de uma mulher contra as amarras da opressão institucional e o desmantelamento das normas sociais que refletem ousada e diretamente a sociedade.

Em várias perspetivas, essa obra, escrita no contexto da Revolução Francesa, é um espelho dos nossos dias. A peça Linda Voz é inspirada no romance de Diderot, mas tem raízes na pesquisa e nas conversas com mulheres que vivem atualmente em França, provenientes de vários contextos sociais.

19:00 Conversa com Minja Novaković e Cristina Carvalhal, moderada por Ana Gabriela Macedo. 

Este espetáculo integra o projeto Sexual Theatre — Feminist Readings of Classics, sendo cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia/ 

Texto: Nedžma Čizmo/ Encenação: Minja Novaković/ Interpretação: Pauline Auzuret, Elsa Trehen-Giacobazzi, Sandy Ghazarian, Manon Guettaf e Ximena Primera


Espetáculo em francês com legendas em inglês e português.

Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/1354805964109?aff=oddtdtcreator


**************************************************************


10 de maio | sábado | 17h00 | Concerto | Auditório CJB 

AS PEDRAS TÊM ENTRANHAS?

Classificação etária: Maiores de 6

Haverá prova mais indestrutível, da existência de um povo, do que as suas próprias palavras, a sua poesia, a sua arte? Haverá melhor prova do carácter falacioso do slogan “uma terra sem povo para um povo sem terra”, usado por quem migrou da Europa para o Levante durante a primeira metade do século XX, do que a poesia de Ibrahim Touqan, que evitou o desgosto amoroso de ver o seu povo ser expulso de casa, ao falecer precocemente uns anos antes, de males de estômago? Fadwa seguiu as pisadas do irmão, resistiu a todos os males até se fundir com a erva e inspirou muitas mais nas décadas que se seguiram. Abdellatif Laabi enamorou-se dessas palavras e passou-as da sua língua-mãe para a sua língua-madrasta. Regina Guimarães seguiu o exemplo e verteu-as para a sua e nossa. Nós sentámo-nos à volta dessas palavras, como se fossem uma lareira no inverno e transformámo-las na maqlouba que agora vos oferecemos. Sahtein! Participam: Beatriz Lerer Castelo, Gil Silva, Josué, Eduardo Carneiro Dias, Inês Lapa e Sofia Queiroz. Projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa

Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/1353534450979?aff=oddtdtcreator


10 de maio | sábado | 18h00 | Concerto | Auditório CJB 

Luca Argel apresenta “PREC: PEQUENAS REVOLUÇÕES NO CORAÇÃO” 

Classificação etária: Maiores de 6

“Como pode a música transformar o mundo?” — é uma das perguntas que mais recebo por aí. Sendo um compositor que pensa e escreve canções de intervenção, a resposta que ofereço é contra-intuitiva: a música não pode transformar o mundo. A música transforma, isso sim, o indivíduo. É essa a escala do seu poder. E dentro dessa escala, ela pode mesmo ser revolucionária. Nesta apresentação, a que chamei carinhosamente “PREC - Pequenas Revoluções no Coração”, alinhavei um conjunto de canções e pensamentos que carrego comigo como a recordação constante de que o agente transformador desse mundo sou eu, tu, nós. A revolução começa sempre cá dentro.” 

Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa.

Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/1353353559929?aff=oddtdtcreator


10 de maio | sábado | 21h00 | Teatro | Auditório CJB 

“AS MAÇÃS QUE ERAM PÊSSEGOS”, um monólogo de Filipe Amorim

Classificação etária: Maiores de 6

“As Maçãs que eram Pêssegos” é um espetáculo em que o autor conta as suas peripécias enquanto viajante, vendedor de fraldas e vítima de atropelamento. Uma história sobre a vida a surpreender-nos e o universo a entreter-se com os desafios que nos lançam. Uma jornada do herói que, "se não tivesse acontecido, não acreditava".

Projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa.

Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/1353363158639?aff=oddtdtcreator



10 de maio | sábado | 22h00 | Humor | Auditório CJB 

Beatriz Gosta 

Classificação etária: Maiores de 16

Beatriz Gosta apresenta-se num formato especial dedicado ao feminismo e ao combate às discriminações e ao preconceito. Será uma atuação onde os temas que percorrem o seu mais recente espectáculo de stand up, "RESORT", partilham o palco com as inquietações mais recentes, num formato pensado especialmente para o Festival Política.

Beatriz Gosta dispensa apresentações, depois de ganhar vida através de um videoblog em 2015, alcançou um lugar de destaque no meio digital, dando rapidamente o salto para a rádio e televisão. Atingiu grande notoriedade junto do público e conseguiu conquistar os corações de várias gerações com o seu jeito único de ser e abordar até os assuntos mais sensíveis. 

Com interpretação para Língua Gestual Portuguesa.

Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/1353366909859?aff=oddtdtcreator


10 de maio | sábado | 23h15 | Cinema | Auditório CJB 

Classificação etária: Maiores de 18

“Cruising”, de Nadir Sonmez, 7’ (Turquia)

A cultura do sexo gay ao ar livre continua a ser preservada num parque anónimo em

Istambul. À noite, a câmara segue a coreografia do “cruising”, um narrador faz um relato formal e os corpos estão em ausência. É uma etnografia da luxúria masculina no escuro. Curta-metragem selecionada para o Rotterdam Film Festival e para a New MoMA Doc Fortnight 2025. O realizador Nadir Sonmez estará presente na sessão. 

“Rainbow Nation”, de Marieke Dermul, 25’ (África do Sul e Bélgica)

África do Sul, o paraíso queer– ou pelo menos é o que se diz. Conhecemos as imagens do Orgulho de Joanesburgo. A África do Sul é o único país em todo o continente africano onde as pessoas LGBTQIA+ têm direitos iguais e podem casar. No entanto, o contraste entre a Constituição e a realidade quotidiana é gritante. As pessoas queer lutam pelas suas vidas todos os dias. Ccorrem o risco de agressão física, violação ou assassinato. Todos os anos, mais de 500 mulheres lésbicas são violadas devido à sua orientação sexual. No Soweto, no mesmo local onde ocorrem os crimes de ódio, estas pessoas pretendem recuperar as ruas e mostrar que ousam ser elas próprias.

“Les filles c’est fait pour faire l’amour”, de Jeanne Paturle, Cécile Rousset e Jeanne Drouet, 16’ (França)

Filme de animação que segue a investigação de uma socióloga sobre a sexualidade em casais. As entrevistas a mulheres heterossexuais entre os 25 e os 45 anos abordam experiências, desejo e amor, bem como as normas nas relações homem/mulher e os caminhos para a emancipação.

Filmes legendados em português.

Bilhetes: https://www.eventbrite.pt/e/1353371473509?aff=oddtdtcreator

CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA

Localizado no centro da cidade, a poucos minutos a pé do centro histórico de Braga, o Centro de Juventude é um espaço polivalente que oferece um alojamento versátil e confortável, adequado a qualquer faixa etária.

SUBSCREBE A NOSSA NEWSLETTER

Contactos

R. de Santa Margarida nº6
4710-306 Braga

(+351) 253 148 682
[chamada para rede fixa nacional]
(+351) 966 754 534
[chamada para rede móvel nacional]

Ver Mapa

Obter Direções