O Cofre do Desassossego
ACTUM 3
“Onde guardamos os nossos desassossegos? Dentro de nós, que somos como cofres. E o que fazer com eles? Guardá-los ou libertá-los? Da mentira que destrói, da tristeza que paralisa, da consciência fragmentada, da ruptura entre a expectativa e a experiência.
Assim, as artistas unem as suas artes e assumem os seus desassossegos. O cofre dos desassossegos, abre-se para o desassossego do público como componente fulcral da criação. Uma coisa é certa, o que tiramos de nós nos liberta. Os tesouros estão em encontrar nos desassossegos as ações que nos movem.”
Ficha técnica:
Atriz: Jaqueline Rodrigues | Cantora e Compositora: Karla Izidro | Instrumentista (piano, melódica, guitarra acústica e guitarra portuguesa) e compositora: Bia Cervellini | Roteiro e criação: Karla Izidro | Produção: Bia Cervellini, Jaqueline Rodrigues e Karla Izidro | Assistente de Produção: Cláudio Paula
Pequena biografia da criadora:
Karla Izidro é cantora, preparadora vocal e compositora brasileira. Com formação em Artes Ciências e Música, atua desde 1998, transitando entre o compor para o teatro e para vida, entre a voz que canta e a que dá vida ao texto.
Na bagagem traz consigo trilhas originais, prémios, passagem por cias de teatro e participações em diversos grupos musicais.
Tem uma paixão particular pela música dos povos. Como criadora, produziu shows como: Paloma Negra - Música para Frida Kahlo, Pra Oribela Cantar, Ser Tão Sertões, As Trilhas do Abração e Fado Tropical.
Atualmente reside em Braga, no qual faz parte do Duo TrizKa, ao lado da instrumentista ítalo-brasileira Bia Cervellini. Com o duo, participaram da peça comunitária "A Rua do Castelo que Se Abre" e atuaram em projetos da Plataforma do Pandemónio como o Mercados Incríveis de Arte- M.I.A., Tertúlia Literária e Música na Mesa.
PROGRAMA
Quem será? – Composição: Karla Izidro
Música: Deixa a luz entrar – Composição: Beatriz Cervellini e Karla Izidro
Balada da Bruxa – Composição: Karla Izidro
O Canto para Dilma – Composição: Karla Izidro
Nevoeiro – Poema: Fernando Pessoa / Melodia: Karla Izidro
A viagem até Nada – Poema: Fernando Pessoa / Melodia: Karla Izidro
Espelho Cego – Letra: Salette Tavares / Melodia: Beatriz Cervellini e Karla Izidro
Improviso do Desassossego – Composição: Beatriz Cervellini e Karla Izidro
TEXTO
- Trecho do “Livro do Desassossego - Vol.I.” - Fernando Pessoa
“Considero a vida uma estalagem onde tenho que me demorar até que chegue a diligência do abismo. Não sei onde ela me levará, porque não sei nada. Poderia considerar esta estalagem uma prisão, porque estou compelido a aguardar nela; poderia considerá-la um lugar de sociáveis, porque aqui me encontro com outros. Não sou, porém, nem impaciente nem comum. Deixo ao que são os que se fecham no quarto, deitados moles na cama onde esperam sem sono; deixo ao que fazem os que conversam nas salas, de onde as músicas e as vozes chegam cómodas até mim. Sento-me à porta e embebo meus olhos e ouvidos nas cores e nos sons da paisagem, e canto lento, para mim só, vagos cantos que componho enquanto espero
Para todos nós descerá a noite e chegará a diligência. Gozo a brisa que me dão e a alma que me deram para gozá-la, e não interrogo mais nem procuro. Se o que deixar escrito no livro dos viajantes puder, relido um dia por outros, entretê-los também na passagem, será bem. Se não o lerem, nem se entretiverem, será bem também.”
CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA
SUBSCREBE A NOSSA NEWSLETTER
Contactos
R. de Santa Margarida nº6
4710-306 Braga
(+351) 253 148 682
[chamada para rede fixa nacional]
(+351) 966 754 534
[chamada para rede móvel nacional]