Centro de Juventude de Braga acolhe formação internacional sobre literacia mediática
Entre os dias 19 e 25 de julho de 2025 , o Centro de Juventude de Braga foi o anfitrião da formação internacional “Mind Your Media”, um projeto cofinanciado pelo programa Erasmus+ e pelo Corpo Europeu de Solidariedade, promovido pela associação Conexão Jovem .
A formação reuniu participantes oriundos de oito países europeus – Portugal, Espanha, Chipre, Turquia, Estónia, Hungria, Polónia e Sérvia – com o objetivo de reforçar as competências de trabalhadores e líderes juvenis no combate à desinformação e na promoção da literacia mediática junto de jovens nas suas comunidades.
Durante uma semana, o grupo participou em atividades de educação não formal no CJB, que acolheu também os participantes em regime de alojamento e refeições, proporcionando um ambiente imersivo e propício à aprendizagem intercultural.
O programa focou-se no desenvolvimento de competências críticas para avaliar fontes de informação, identificar notícias falsas e sensibilizar para a importância do consumo responsável de conteúdos digitais. Os participantes de cada país comprometeram-se a replicar uma das atividades do curso nos seus países de origem, organizando workshops locais e contribuindo para a disseminação dos resultados do projeto.
CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA
SUBSCREBE A NOSSA NEWSLETTER
Contactos
R. de Santa Margarida nº6
4710-306 Braga
(+351) 253 148 682
[chamada para rede fixa nacional]
(+351) 966 754 534
[chamada para rede móvel nacional]