Noite de Fado Convergente
Com Tiago Correia, Iria Estévez, Artur Caldeira e Daniel Paredes
Património Cultural Imaterial da Humanidade, o Fado é um estilo poético-musical popular urbano, com raízes que se estenderão ao romanceiro tradicional português, mas também às influências dos viajantes marítimos que deambulavam entre Portugal e o Brasil ou África. Seguramente será o estilo musical mais reconhecido como português em todo o Mundo.
Amália Rodrigues, com a sua voz inconfundível, atraiu ao Fado compositores como Frederico Valério, o primeiro português a ter o seu nome inscrito na Broadway, ou o musicólogo e pedagogo Frederico de Freitas. Além dos poetas populares, o Fado inclui no seu repertório canções que musicaram textos mais eruditos de poetas como José Régio, Alexandre O’Neil, Miguel Torga ou Pedro Homem de Mello. Foi também Amália Rodrigues a principal responsável por este facto, através da música do luso-francês Alain Oulman, que lhe dedicou melodias inolvidáveis.
Amália transportou consigo o Fado por todo o Mundo. Na Galiza, a artista e o Fado são muito apreciados, existindo mesmo uma proximidade emotiva e poética com a canção galega, sobretudo nos escritos de Rosalia de Castro, Castelao ou Curros Enriquez. Com alguns praticantes ativos no presente e, não obstante ter o Fado encontrado o seu habitat natural nos bairros típicos de Lisboa, comunga-se no noroeste peninsular um gosto especial por esta canção urbana. Aqui se encontra a pertinência na sua inclusão nestas Converg(x)ências, partilhando-se assim cultura e sentimentos comuns.
CENTRO DE JUVENTUDE DE BRAGA
SUBSCREBE A NOSSA NEWSLETTER
Contactos
R. de Santa Margarida nº6
4710-306 Braga
(+351) 253 148 682
[chamada para rede fixa nacional]
(+351) 966 754 534
[chamada para rede móvel nacional]